quinta-feira, 29 de julho de 2010


A Fotografia na História da Cultura
Aulas com o professor David Aguilar na Academia de Idéias a partir de 02 de agosto.
Mais informações no site http://academiadeideias.com








terça-feira, 6 de julho de 2010

Oficina de Retrato começa dia 07 de Agosto

Começa dia 07 de Agosto uma Oficina de Retrato especial: O "portrait" visto ao longo de sua história: fotógrafos, movimentos artísticos, evolução técnica e herança pictórica.
Uma abordagem sobre a linguagem e estética do retrato na forma de workshop.
Vagas limitadas.

  • Início: 07 de Agosto, sábado, de 9h às 12h
  • Duração: 4 encontros
  • Local: Estudio 300, Av. Assis Chateubriand 300 – Floresta
  • Prof.: David Aguilar - fotógrafo e historiador
  • Investimento: R$ 500,00 (20% de desconto para associados Fototech)
  • Informações: 3274-6348 e 300estudio@gmail.com

segunda-feira, 5 de julho de 2010

O "Portrait" na revista Vogue







A revista Vogue nos últimos 100 anos também deixou sua marca no retrato através de fotógrafos como Patrick Demarchelier, Mario Testino, Lord Snowdon, David Bailey, Cecil Beaton, Parkinson, Baron de Meyer, Horst, Irving Penn, etc
O poder das abordagens feitas por fotógrafos que marcaram e marcam sua época, fez do retrato na revista Vogue uma forma de glamour e afirmação de uma linguagem nova e descompromissada com os padrões estéticos tradicionais.



sábado, 3 de julho de 2010

O "Portrait" na revista Vanity Fair.




A revista Vanity Fair tem uma longa tradição no retrato que sempre foi uma de suas marcas registradas com nomes como Edward Steichen, Cecil Beaton, Arnold Newman, Helmut Newton, Herb Ritts, Bruce Weber e principalmente Annie Leibovitz nos últimos tempos.
A revista manteve a tradição da valorização do retrato nos últimos 100 anos, fazendo uma marca registrada de talento e glamour.


sexta-feira, 2 de julho de 2010

Estúdio 300 - Agosto 2010 - "O Retrato"

Retrato de Churchill (1941), feito por Yousuf Karsh

Workshop "O Retrato" - história, estética, linguagem e estúdio/tratamento.
O retrato visto através do tempo e revisto com a linguagem dinâmica da fotografia digital.
Matrículas abertas; início 07 de Agosto de 2010.

Julia Margareth Cameron 1815-1879



Inspirada pelo movimento Pré-Rafaelita, a Bíblia, a Mitologia Grega, saxônica, a literatura clássica inglesa, Shakespeare, Milton, Byron e uma busca do significado poético e romântico de sua visão de mundo, esta inglesa nascida na Índia foi uma das mais famosas retratistas do séc XIX, concorrendo com nomes como Nadar em importância.
O retrato foi sua especialidade o que fez com um estilo consistente por toda sua vida, retratando além das pessoas próximas à sua família, nomes de grande importância à sua época, como Darwin, Sir Richard Burton, Herschel, Ellen Terry e outros.

A Irmandade Pré-Rafaelita

Dante Gabriel Rossetti - "A Noiva"

Fraternidade Pré-Rafaelita ou, simplesmente, Pré-Rafaelitas, foi um grupo artístico fundado em Inglaterra em 1848 por Dante Gabriel Rossetti, William Holman Hunt e John Everett Millais e dedicado principlamente à pintura. Este grupo, organizado ao modo de uma confraria medieval, surge como reacção à arte académica inglesa que seguia os moldes dos artistas clássicos do Renascimento. Inseridos no espírito revivalista romântico da época, os pré-rafaelitas desejam devolver à arte a sua pureza e honestidade anteriores, que consideram existir na arte medieval do Gótico final e Renascimento inicial (Proto-Renascimento). Ao se auto-denominarem pré-rafaelitas realçam o facto de se inspirarem na arte anterior a Rafael, artista que tanto influencia a academia inglesa e que é consequentemente criticado pelos pré-rafaelitas. A influenciar este grupo vão estar também os Nazarenos, uma confraria de pintores alemães que, no início do século XIX, se estabelece em Roma e tem como objectivo repor a arte paleocristã.
O artista aspira a beleza poética, a representação além da realidade visível: trabalha-se com a matéria da alma e a espiritualidade. Esta representação do “sonho” vai-se traduzir formalmente na busca da harmonia e equilíbrio entre os elementos. A pintura com base no desenho vai resultar em imagens quase ornamentais repletas de pormenores e detalhes fotográficos, onde o traçado fluido e gráfico busca realçar aspectos estéticos, independentemente da sua semelhança ou não com a realidade. Também na aplicação da cor se vão quebrar laços com as técnicas tradicionais surgindo agora cores luminosas, esmaltadas, que ajudam à sensibilidade estética de pinturas poéticas onde o romance e o erotismo, unidos a uma certa inocência, têm lugar de destaque.
O movimento Pré-Rafaelita influenciou de forma marcante o trabalho fotográfico de Julia Margareth Cameron, seja pela temática envolvendo a mitologia saxônica, o puritanismo anglicano ou pela influência dos ideais românticos da busca da representação poética.

quinta-feira, 1 de julho de 2010

O Retrato e a "Galerie Contemporaire"


Etienne Carjat (Alexandre Dumas e Charles Baudelaire)
Ethienne Carjat nascido em 1828 na França foi jornalista e caricaturista, mas teve grande destaque como fotógrafo da “Galerie Contemporaire” onde participou com alguns dos 241 portraits de figuras proeminentes da vida francesa junto a Nadar e outros durante o Segundo Império e a Terceira República Francesa. As fotos foram realizadas entre 1876 e 1894 por cerca de 28 fotógrafos estabelecidos em Paris e tinham tamanhos diferentes dependendo do tamanho original das chapas ou negativos.
Podemos perceber com esta produção de “Portraits” que o retrato já havia alcançado o status de arte ao final do Séc XIX e nomes como Nadar, Julia Margareth Cameron e o próprio Carjat que dominava com maestria a arte do retrato, já estavam consolidando uma linguagem inspirada nos modelos estéticos da pintura, mas que agregava aos poucos as características próprias da fotografia.