quarta-feira, 30 de junho de 2010

Oficina de Retrato tem seu início em 07 de Agosto.

Começa dia Agosto uma Oficina de Retrato especial: O "portrait" visto ao longo de sua história: fotógrafos, movimentos artísticos, evolução técnica e herança pictórica.
Uma abordagem sobre a linguagem e estética do retrato na forma de workshop.
Vagas limitadas.


  • Início: 07 de Agosto, sábado, de 9h às 12h
  • Duração: 4 encontros
  • Local: Estudio 300, Av. Assis Chateubriand 300 – Floresta
  • Prof.: David Aguilar - fotógrafo e historiador
  • Investimento: R$ 500,00 (20% de desconto para associados Fototech)
  • Informações: 3274-6348 e 300estudio@gmail.com

O Retrato em Rembrandt




O "Chiaroescuro"
Para todo fotógrafo interessado na modalidade fotográfica do “Retrato” o conhecimento da obra de Rembrandt, notadamente de sua série de retratos e auto-retratos, amplia de forma significativa o universo criativo da aplicação de efeitos chiaroescuro.
O volume e a tridimensionalidade produzidos por efeitos de luz e sombra, geram contrastes que alteram o “clima” da obra alternando-se em "suavidade" ou "dureza", conceitos sempre presentes na montagem ou na adequação de uma luz de retrato. As zonas de transição de luz para sombra definem não só a questão do volume, da perspectiva e da tridimensionalidade, mas também acrescentam “dureza” ou “suavidade” ao tema retratado.
A fotografia trouxe a partir da segunda metade do Século XIX a popularização do “Retrato” como forma de registro, status e arte, reafirmando a tradição iniciada na pintura, agora para segmentos bem mais amplos da sociedade.
J.David Aguilar

terça-feira, 29 de junho de 2010

Alça de câmera fotográfica usa luz do sol para carregar baterias


Você não pode culpar os designers por sonharem alto demais. Pode ser que um dia tudo isso realmente funcione, e então você vai lembrar dos projetos que pareciam impossíveis e se arrepender das piadas que fez.Hoje temos Weng Jie e seu conceito de "alça de câmera ecologicamente correta". Assim como a "bola solar" chinesa, essa alça funciona como um painel solar que capta luz e gera energia para recarregar a bateria de sua câmera. Perfeito para fotografar em um dia de sol, praticamente inútil em saídas noturnas

Flickr promove reforma visual para valorizar Fotos


Usuários cadastrados no Flickr, serviço de fotos do Yahoo, já podem visualizar a mudança visual que só vai ser lançada oficialmente nos próximos dias. A reforma atinge, basicamente, a página de fotos, e traz novos botões, atalhos e uma organização diferentes das informações. Nessa nova configuração vai ser mais fácil "descobrir, compartilhar e organizar" suas fotos, promete a equipe do Flickr no blog oficial.
No menu principal, sobre a foto, duas opções dão acesso a diversas atividades. "Actions" permite acrescentar "tags", marcar pessoas na foto, colocar a foto no mapa, configurar um slide show e até mesmo editar a imagem utilizando a ferramenta Picnik. Em "share" você pode enviar a foto a amigos, compartilhar a URL e até mesmo fazer um post em algum blog configurado ali mesmo.
A navegação entre fotos de um mesmo usuário, ou dentro de um mesmo álbum, também ficou mais intuitiva e clara, com mais destaque para as fotos e eliminação de alguns menus. Se você tem dúvidas ou sugestões de melhoria, pode visitar o grupo de discussão dedicado à "reforma gráfica" do Flickr e acompanhar a troca de ideias

terça-feira, 22 de junho de 2010

Estúdio 300 abre novas turmas a partir da semana que vem!

O Estúdio 300 abrirá novas turmas a partir da segunda-feira, dia 28. Aos interessados nos cursos, por favor entrem em contato conosco através do nosso e-mail, telefone, ou alguma das mídias listadas no topo do menu lateral do blog. Lembrando também que a Escola oferece prestação de serviços. Aguardamos vocês aqui!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

FAD 2010: Inscrições abertas até 30 de junho


O FAD - Festival de Arte Digital recebe inscrições de artistas interessados em integrar a programação da 4ª edição do evento, agendada para setembro. O período para envio de material vai até 30 de junho de 2010.

Pixel Art, Músico Digital, Mídia Digital, Softwares de código livre, redes sociais, mundo mobile. O vocabulário contemporâneo mudou, assim como as plataformas de criação utilizadas por artistas no desenvolvimento de suas obras. O FAD - Festival de Arte Digital, convoca artistas e interessados no tema para participarem do processo seletivo desta quarta edição do evento. Na programação conteúdo artístico elaborado por meio de computadores, softwares, hardwares, celulares, filmadoras, câmeras digitais, dispositivos eletrônicos e digitais com baixa ou alta tecnologia.

O Edital 2010 do FAD está aberto e disponível no site oficial do evento. A inscrição só pode ser efetuada via internet por meio do endereço: www.festivaldeartedigital.com.br/edital

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Curiosidades: Uso do polarizador

Os polarizadores são filtros fotográficos que, rosqueados na frente da lente, permitem apenas a passagem de luz polarizada. Na prática, o filtro tem duas aplicações bastante comuns: produzir aquele céu azul saturado e profundo ou remover reflexos de luzes e vidros. Para saber mais sobre toda a física envolvida nesse processo, você pode consultar a página da Wikipedia em inglês — mas não bastará ter apenas ter conhecimento do idioma: será necessário também estar acostumado com explicações da física, mais especificamente da ótica.

Aos fotógrafos, no entanto, interessam as suas aplicações. No entanto, há muitas situações além das comumente usadas nos quais o polarizador pode fazer diferença. Isso porque sempre parte da luz de qualquer fonte pode ser filtrada a fim de mudar a característica da imagem. Sob a luz direta do sol, por exemplo, há sempre uma “aura” esbranquiçada de luz não polarizada que ameniza a saturação dos objetos. O polarizador filtra esses raios, preservando a luminosidade e revelando a cor sob essa aura. Veja por exemplo as duas fotos abaixo, feitas com as mesmas configurações na câmera. Apesar da diferença de enquadramento, é possível ver as variações no brilho e na saturação.



Ambas as imagens receberam as mesmas configurações na conversão do arquivo RAW. A primeira está sem o filtro, enquanto na segunda o polarizador foi utilizado de forma a remover totalmente os reflexos. Repare que a principal diferença é no cabelo e nas plantas, que perderam o brilho mas mantiveram a saturação. A primeira foto (não-polarizada) parece mais “natural”, já que como não temos filtro no olho, percebemos a luz com o brilho esbranquiçado capturado normalmente pela câmera. Mas a segunda foto mostra que que o polarizador pode ser usado, com efeitos marcantes, até mesmo em retratos, já que não altera apenas a cor do céu e os reflexos do vidro e da água, mas a luz de forma geral.

Fonte: Câmara Obscura

terça-feira, 15 de junho de 2010

Fotografia e Arte: Dançarinos entre nós, por Jordan Matter

Jordan Matter encantou-se pela forma deslumbrante com que os bailarinos profissionais conseguem combinar as facetas artística e atlética da sua profissão, mesmo nas atividades do seu cotidiano. A ideia de fotografar esses artistas como pessoas vulgares no seu dia-a-dia surgiu durante um espectáculo da Companhia de Dança Paul Taylor, a que o fotógrafo assistiu e a partir do qual achou que seria interessante registar o compromisso destes artistas com a sua forma de arte, uma vez que este acaba por transpor os palcos para as suas vidas, revelando uma forma de estar.

A série de fotografias «Dancers among us» é o resultado de várias horas de treino por parte de bailarinos da Companhia de Dança Paul Taylor, não tendo sido utilizados trampolins ou qualquer outro tipo de aparelhos que auxiliassem estes profissionais a elevar-se no ar. As fotografias, que têm como cenário vários locais públicos da cidade de Nova Iorque, retratam os bailarinos fora das performances dos palcos, mas em posições que usualmente só se podem apreciar num espetáculo de dança.

De acordo com Jordan Matter, este projeto retrata o poder de uma vida apaixonada em que se investe inteiramente em algo, sendo a paixão e o investimento retribuídos.






Mais fotos no site oficial do fotógrafo.

Fonte: obvious

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Novidades: Encontre o Estúdio 300 via Twitter e Facebook


O Estúdio 300 agora pode ser encontrado através do Twitter e do Facebook. Siga nosso perfil no Twitter para informações instantâneas sobre as atividades da escola e atualizações do blog, e para a troca de informações com alunos e publicação de fotos relacionadas à escola, siga nosso perfil no Facebook.

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Artigo da Semana - Linguagem e Arte na Fotografia


Andre Kertesz

Uma significante parte dos primeiros fotógrafos tinha na fotografia uma arte auxiliar, uma extensão da própria “câmara obscura” já bastante conhecida nos dois séculos que antecederam a invenção fotográfica. Em seu primeiro momento certamente era difícil de estabelecer com precisão a nova linguagem que se delineava na fotografia, os críticos não chegavam a nenhuma conclusão, perdendo-se em debates de ser ou não ser... arte.
Difícil seria já nascer com identidade própria e foi o que aconteceu nos primeiros anos em que a linguagem fotográfica tateava no escuro tentando se encontrar e acreditar em seu lugar no campo das artes
Uma das maiores contribuições que a fotografia trouxe para as artes de um modo geral foi a sua característica intrinsecamente moderna quando mostrava perspectivas aberrantes das visões que as diversas distâncias focais permitiam. Difícil criar do nada, difícil ultrapassar limites desconhecidos, a fotografia brincou com os planos, criou perspectivas afastadas do olhar humano, expandiu as aberrações do olhar e as incorporou nas interpretações e criações realizadas a partir de novos referenciais. Pedia modernidade em sua semente, embora nascida amarrada aos conceitos estéticos clássicos que buscavam na “câmara obscura”auxílio à reprodução da perspectiva mais realista. Na verdade começa a contribuir para uma desconexão entre conteúdo e forma o que acabaria por acontecer de uma maneira radical no movimento Surrealista.
Os primeiros 50 anos constituem a busca do novo, o conhecimento do novo, de seus limites e suas possibilidades, mas isto vem a acontecer na prática somente após a virada do século e através dos avanços técnicos que ajudavam a clarear o papel da fotografia como meio de produção artística, detendo uma linguagem de possibilidades próprias...
David Aguilar

Fototech e Clicio Barroso CS5 e LR3

CS5 e LR3 com Clicio Barroso

No dia 09 de junho próximo, o fotógrafo Clicio Barroso irá apresentar as novidades do Adobe Photoshop CS5 e do Lightroom 3.0 em Belo Horizonte.

A palestra de atualização terá duração de 04 horas e é destinada a pessoas com conhecimento médio ou avançado das versões anteriores de ambos os softwares.

Local: Galpão Cine Horto (Rua Pitanguí, 3613 – Bairro Horto) – clique aqui para acessar o mapa.
Horário: das 19 às 23 horas
Data: 09 de junho de 2010 (quarta-feira)
Valores de inscrição:

Até 31 de maio: R$ 60,00 p/ associados Fototech e R$ 80,00 p/ o público em geral

A partir de 01º de junho: R$ 80,00 p/ associados Fototech e R$ 100,00 p/ o público em geral
Para se inscrever, o interessado deverá depositar o valor referente à sua inscrição na conta bancária citada abaixo, e enviar o comprovante de depósito para o e-mail minas@fototech.com.br, acompanhado dos seguintes dados:

* Nome a figurar no certificado de participação na palestra
* E-mails
* Telefones de contato

Dados para depósito bancário:

Banco Itaú S.A. (341)
Favorecido: Luiz Augusto Muniz Santos
CPF: 568981936-00
Agência: 2979
Conta Corrente: 04433-2