quarta-feira, 29 de abril de 2009

Exposição - Olhar direto: fotografias de Paul Strand







Exposição da obra do fotógrafo americano Paul Strand (1890-1976). A seleção de 107 fotos apresenta uma abordagem direta da vida nas ruas da metrópole industrial, o que era incomum naquele contexto. Naturezas-mortas, closes de utensílios domésticos e máquinas revelavam um novo ponto de vista sobre o cotidiano, além de estarem estreitamente vinculadas à pintura de vanguarda de sua época, como o cubismo e o abstracionismo geométrico. Além do panorama do início de suas atividades, nos anos 1910 e 1920, destacam-se também os retratos de comunidades em diferentes lugares do globo, que o artista desenvolveu com sistemática a partir da segunda metade dos anos 1940.
Paralelamente à mostra, a programação de cinema do IMS oferece ao público a oportunidade de conhecer as três principais obras cinematográficas de que Paul Strand participou: Manhatta (1921), Redes (1936) e Native Land (1942).
A mostra é uma realização do IMS em parceria com a Aperture Foundation, instituição norte-americana responsável por preservar e divulgar a obra de Strand. Veja dias e horários mais abaixo.

Instituto Moreira Salles
De 29 de abril a 05 de julho
Terça a domingo, das 13h às 20h
Rua Marquês de ao Vicente, 476, Rio de Janeiro

Um comentário:

  1. Oi David,
    Com certeza vou me programar para ir à essa exposição. Não é toda hora que temos uma chance dessas no Brasil. Depois vou divulgar também!
    Beijo grande, Lucia

    ResponderExcluir