quinta-feira, 17 de junho de 2010

Curiosidades: Uso do polarizador

Os polarizadores são filtros fotográficos que, rosqueados na frente da lente, permitem apenas a passagem de luz polarizada. Na prática, o filtro tem duas aplicações bastante comuns: produzir aquele céu azul saturado e profundo ou remover reflexos de luzes e vidros. Para saber mais sobre toda a física envolvida nesse processo, você pode consultar a página da Wikipedia em inglês — mas não bastará ter apenas ter conhecimento do idioma: será necessário também estar acostumado com explicações da física, mais especificamente da ótica.

Aos fotógrafos, no entanto, interessam as suas aplicações. No entanto, há muitas situações além das comumente usadas nos quais o polarizador pode fazer diferença. Isso porque sempre parte da luz de qualquer fonte pode ser filtrada a fim de mudar a característica da imagem. Sob a luz direta do sol, por exemplo, há sempre uma “aura” esbranquiçada de luz não polarizada que ameniza a saturação dos objetos. O polarizador filtra esses raios, preservando a luminosidade e revelando a cor sob essa aura. Veja por exemplo as duas fotos abaixo, feitas com as mesmas configurações na câmera. Apesar da diferença de enquadramento, é possível ver as variações no brilho e na saturação.



Ambas as imagens receberam as mesmas configurações na conversão do arquivo RAW. A primeira está sem o filtro, enquanto na segunda o polarizador foi utilizado de forma a remover totalmente os reflexos. Repare que a principal diferença é no cabelo e nas plantas, que perderam o brilho mas mantiveram a saturação. A primeira foto (não-polarizada) parece mais “natural”, já que como não temos filtro no olho, percebemos a luz com o brilho esbranquiçado capturado normalmente pela câmera. Mas a segunda foto mostra que que o polarizador pode ser usado, com efeitos marcantes, até mesmo em retratos, já que não altera apenas a cor do céu e os reflexos do vidro e da água, mas a luz de forma geral.

Fonte: Câmara Obscura

Nenhum comentário:

Postar um comentário